Quantcast
Channel: Notícias Automotivas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 50626

Escolha de materiais e nanotecnologia

$
0
0

Notícias Automotivas - Carros - Escolha de materiais e nanotecnologia

suzuki com crise futuro do kizachi agora e incerto 1 Escolha de materiais e nanotecnologia

A palestra de abertura do simpósio Materiais Automotivos e Nanotecnologia que a SAE Brasil promoveu neste dia 6, em São Paulo, teve como tema justamente os materiais que a indústria brasileira vai utilizar para a fabricação dos novos veículos, e contou com 37 profissionais  da área para realizarem palestras e debates para os cerca de 200 participantes.

As aplicações no setor de Nanotecnologia, que vem crescendo cada vez mais e obterá ganhos ainda mais expressivos com a inovação e desempenho dos produtos. Quem abriu a palestra foi o diretor da Seção São Paulo da SAE Brasil, que por sinal também é diretor executivo da GM, Alberto Rejman. Em seu discurso salientou que o aço segue como o material mais utilizado no projeto de veículos e que estão sendo feitos uma série de esforços para aperfeiçoamento das chapas utilizadas na estampagem.

O valor, a resistência estrutural, resistência à temperatura, facilidade de moldagem, aspecto físico, introdução de novas tecnologias, possibilidade de reciclagem e questões logísticas estão entre os pontos que afetam a escolha dos materiais. Por isso as montadoras investem muitos recursos na pesquisa e no desenvolvimento de novas fórmulas para facilitar a moldagem, reduzir o peso, e também deixá-los em uma condição menos prejudicial possível ao meio ambiente.

Os plásticos nos acabamentos e funções estruturais estão dividindo um espaço que anteriormente pertencia somente ao aço. Mesmo que de uma forma não muito expressiva, aplicações em cerâmica e fibra também estão sendo realizadas, e os policarbonatos estão também entrando no lugar do vidro.

Daniel Zanetti Florio, da universidade Federal do ABC cuidou da parte de nanomateriais em células a combustível. Fernando Galembeck, professor da Unicamp falou sobre eletrostática em materiais. A evolução dos materiais compósitos ficou a cargo de Guilherme Wolf Lebrão do instituto Mauá de Tecnologia e quem explicou o apoio da Finep ao desenvolvimento da nanotecnologia  foi o analista de projetos, José Zeno Fontana.

Fonte: Automotive Business


Viewing all articles
Browse latest Browse all 50626

Trending Articles