Notícias Automotivas - Carros - Minas Gerais vai em busca de tecnologia que transforma lixo em etanol
Representantes do governo de Minas Gerais foram até o Reino Unido para conhecer uma tecnologia que transforma lixo orgânico em etanol.
Essa tecnologia está sendo desenvolvida pela empresa TMO na cidade de Guildford. A tecnologia se baseia numa bactéria fermentadora, que transforma o lixo orgânico em etanol combustível.
Minas têm muito interesse na tecnologia devido ao crescimento aumento de resíduos produzidos por suas cidades e também na introdução da tecnologia junto aos produtores de cana no Triângulo Mineiro.
A tecnologia permite converter 1 tonelada de lixo orgânico em 300 litros de etanol. A experiência terá início em breve no Brasil, mas através de uma PPP (Parceria Público Privado) em uma usina de resíduos sólidos em Santo André – SP.
Essa tecnologia é muito interessante, visto que cada dia que passa, nossas cidades produzem cada vez mais lixo e o processo de reciclagem não dá conta da demanda de resíduos produzidos diariamente.
Além disso, a oferta de etanol aumentaria bastante, o que ajudaria no atendimento da demanda interna por este tipo de combustível de origem vegetal.
[Fonte: Jornal de Uberaba]