Notícias Automotivas - Carros - Hyundai: Coreanos e piracicabanos se aproximam para construir mais do que uma fábrica
A Hyundai chegou a Piracicaba trazendo na mala não só o maquinário e demais instalações, mas logicamente aqueles que vão coordenar toda a montagem e operação dessa moderna fábrica, que deverá entregar 180.000 carros por ano.
De hábitos bastante diferentes dos moradores locais, os coreanos já formam uma comunidade de 150 indivíduos, que só falando inglês e coreano, já obriga empresas locais a aprender pelo menos um dos dois idiomas.
Hotéis, lanchonetes, flats, restaurantes, entre outros, já buscam atender melhor ao contingente cada vez maior de coreanos que desembarcam na cidade. No entanto, como sempre há especulação onde o dinheiro está aparecendo, os aluguéis dobraram de valor.
Basta falar inglês para que o valor dobre imediatamente. Afinal, além de lucrar mais, os proprietários acham que todos os coreanos ganham muito bem. Ledo engano. Mesmo assim, não há como escapar desse “olho grande” imobiliário.
Na gastronomia, muitos restaurantes e lanchonetes já adaptaram o cardápio ao gosto dos coreanos, fazendo pratos ensinados pelos novos clientes. Com grandes diferenças culturais, brasileiros e coreanos vão se entendendo no dia a dia com simpatia e respeito.
Aos poucos, o gelo dos coreanos vai se derretendo com o calor dos habitantes de Piracicaba, ávidos por atender melhor seus novos moradores. A expectativa da Hyundai é que a comunidade coreana em Piracicaba chegue a 650 pessoas.
[Fonte: EPiracicaba]