Notícias Automotivas - Carros - Avaliação NA – Chevrolet Agile 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento
O interior do Agile é bem espaçoso, como seria de se esperar de um modelo mais alto, quase uma pequena minivan. Antes de virar a chave e dar partida no motor, quase nada ali naquele interior lembra os outros modelos da Chevrolet. Vários aspectos foram criados especialmente para o Agile, e tanto os bancos quanto o painel e o interior das portas são diferentes dos outros modelos da marca, como Celta, Prisma, Classic, Corsa e Astra.
O acabamento é bem simples, mas dentro da média de modelos que custam o mesmo. O painel todo é de um plástico rígido, e o conjunto é interessante, fora alguns pontos fracos, como a tampa do porta-luvas e a tampa daquele pequeno porta-objetos no topo do painel, ambas muito finas. Parecem vindas de um carro chinês.
A iluminação azul é agradável, e o quadro de instrumentos é objeto de discórdia: ele é sem dúvida melhor do que o painel dos modelos anteriores da marca aqui no Brasil, mas seu conta-giros ao contrário é confuso na hora da leitura. Por outro lado, os ponteiros se escondem quando desligamos o carro, o que é interessante.
Naquela região digital central que fica em destaque aparecem as informações do computador de bordo, que são trocadas ou resetadas por dois botões na extremidade da haste direita, aquela que controla o limpador de parabrisa.
O computador de bordo do Chevrolet Agile tem seis funções. São eles: autonomia, velocidade acumulada, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo total e hora. Ele ainda oferece outros cinco recursos, que aparecem no display do painel:
• Quando o nível de combustível está baixo (na reserva), aparece a palavra “ABAST”
• Quando o sistema de arrefecimento necessita de fluido ou apresenta algum problema aparece a palavra “PARE”
• Quando a bateria da chave do keyless (chaveiro eletrônico) está com a necessidade de troca da pilha, aparece a palavra “PILHA”
• Quando estiver próxima a revisão aparece a palavra “INSP”
• Quando a luz do pisca está queimada aparece a palavra ”LAMP”
A acomodação dentro do Agile é fácil, pois o banco do motorista tem boas regulagens, inclusive de altura, facilitando encontrar uma boa posição de dirigir. Os ocupantes do banco traseiro tem um espaço razoável, se forem apenas duas pessoas. O espaço para as pernas é bom para um hatch deste tamanho.
Os bancos tem um tecido agradável ao toque, melhor que o tecido de concorrentes diretos. Uma coisa que achamos bem útil é que os faróis e as lanternas traseiras se acendem quando você chega no carro e destrava o alarme. Isso ajuda na segurança e também para encontrar o carro mais facilmente em estacionamentos grandes, como em shoppings ou hipermercados.
O rádio AM/FM com CD Player e MP3 vem com Bluetooth, conectividade USB e auxiliar “In/Input”, mas seu visual é bem ultrapassado, e ele meio que mata a região central do painel, não combinando muito bem com o restante do painel e com os controles do ar-condicionado acima.
Outra coisa que também achamos que destoa do restante do interior é a maçaneta interna para abertura das portas. É uma solução de estilo diferenciada, claro, mas pode causar esta impressão ruim. E, um último detalhe é a quantidade de tecido nos painéis das portas, que como sempre acontece em modelos mais baratos no Brasil, é pequena demais. O console central abaixo do freio de mão também é pequeno, não cabe quase nada nele.
A tampa do porta-malas não tem acionamento interno, nem elétrico nem mecânico, você tem mesmo que descer do carro, enfiar a chave na fechadura da tampa e então a abrir. Isso poderia ser diferente.
Aspectos positivos do interior Agile: como é usual em modelos conhecidos da GM, todas as quatro portas tem vidros elétricos do tipo “um toque”, e os vidros abaixam um pouco na hora de bater a porta, facilitando seu fechamento. O ar-condicionado gela bastante, e o nível de ruído interno é bom andando dentro da cidade. Os bancos tem um design de bom gosto, e o conjunto de piloto automático e computador de bordo é um adicional interessante na faixa de preço do Agile.



























