Notícias Automotivas - Carros - Avaliação NA – JAC J6 (1) – Fotos e detalhes gerais do modelo
Quando vi a JAC J6 pela primeira vez, notei que ela tem uma presença bem melhor do que pelas fotos. Suas dimensões são generosas para um modelo médio, um pouco maiores que as de uma Chevrolet Zafira, por exemplo. E esta unidade que estamos avaliando, na cor preta e com rodas de 17 polegadas ficou com um visual ainda melhor.
Digo isso principalmente a respeito da dianteira, que é mais interessante e requintada que a traseira, um tanto simples. A JAC J6 é o segundo modelo vendido pela marca chinesa aqui no Brasil, apostando que a fórmula colocada em prática no J3 também dará certo.
Assim como acontece com o compacto em versões hatch e sedã, a J6 não tem preço muito inferior à concorrência. Sérgio Habib aposta que seus modelos tem qualidades suficiente para brigar de igual para igual com as marcas tradicionais vendidas em nosso país e não serem vistos como “chineses”.
Será que isso é verdade? No caso do J3, vimos que ele tem sim muitas qualidades. Está mais perto das marcas tradicionais (em qualidade) do que outras chinesas, isso é certeza. Mas e a JAC J6, que tem um salgado preço de 58.800 (versão de cinco lugares) e 59.800 reais (versão de sete lugares), isso sem contar o preço dos opcionais, como rodas maiores e bancos em couro?
Olhando primeiramente o exterior da minivan, vemos que suas linhas seguem as do J3, com algumas poucas diferenças, como os faróis mais requintados, com facho baixo vindo de um canhão bonito e também com regulagem de altura.
O capô se abre sem muito esforço, já que é sustentado por dois amortecedores, e não aquela tradicional vareta. Ponto positivo. A tampa do porta-malas tem abertura igualmente fácil. As portas entregam um som grave ao se fecharem, o que dá uma sensação de qualidade (apesar de o arco em volta do vidro ser bem fino).
A unidade que estamos avaliando é a Diamond, que conta com sete lugares. Ela ainda tem os opcionais rodas de 17 polegadas e bancos em couro. Com custo de 1.600 e 1.800 reais, levando o preço final a chegar em 63.200 reais com pintura sólida e 64.390 reais com pintura metálica. Salgado, concordamos.
No final das contas foi bom que a unidade que seria cedida a nós, com rodas 16 e bancos em tecido, estava com o documento desaparecido. Resumindo nossa impressão sobre o exterior da JAC J6, acreditamos que a diferença entre carro chinês e carro nacional, que já era relativamente pequena entre o J3 e seus concorrentes, ficou um pouco menor no caso da minivan.
É claro que existem os detalhes que entregam a origem chinesa. Comentaremos sobre eles em nossa matéria sobre o interior do modelo. Mas você irá se surpreender positivamente com alguns detalhes da J6.




















Ficha técnica - JAC J6
Motor: Dianteiro, transversal, 1.997 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável de válvulas. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 136 cv a 5.500 rpm
Torque máximo: 19,1 kgfm a 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 85 mm X 88 mm. Taxa de compressão: 10:1.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira com braços duplo e molas helicoidais.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS.
Pneus: 205/55 16” em rodas de liga leve.
Carroceria: Minivan em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,55 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,66 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais.
Peso: 1.500 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 720 litros ou 2.200 com os bancos traseiros rebatidos.
Tanque de combustível: 68 litros.
Produção: Hefei, China.