Notícias Automotivas - Carros - Novo Volkswagen Tiguan 2012: Impressões ao dirigir no asfalto e na terra
Você já conhece alguns detalhes do Novo Tiguan 2012. Agora é a vez de passarmos nossas impressões sobre do novo lançamento da Volkswagen, que chega por R$110.000.
O Novo Tiguan 2012 traz um agradável pacote visual, oferecendo faróis de dupla lente com xenônio e 14 LEDs, que dá uma boa renovada no visual do utilitário esportivo. As lanternas traseiras também possuem LEDs e acompanham os faróis em estilo, que é a filosofia atual da Volkswagen.
As linhas são robustas e agradáveis, mas no geral ele não chega a ser tão atraente como alguns concorrentes do mercado. A Volks sempre prefere focar no conservadorismo de suas linhas ao invés da agressividade de outros fabricantes, como os coreanos.
As rodas de liga leve, tanto aro 17 quanto aro 18, possuem bons desenhos e completam o pacote visual do Novo Tiguan 2012. Por dentro, o ambiente já conhecido do Tiguan anterior permanece.
No entanto, novos elementos foram inseridos para melhorar o conforto dos passageiros, como acabamento alcantara e nova configuração de cores internas.
Há um novo display colorido do computador de bordo, com visualização mais agradável. O sistema de áudio RNS 315 com navegador integrado também confere mais sofisticação, sendo facilmente configurável e atendendo as expectativas.
O acabamento tem alguns plásticos de boa qualidade, materiais de textura agradável e de aparente resistência a riscos. O banco é firme e acomoda bem o corpo. O banco do motorista possui regulagens elétricas, que também poderiam ter sido estendidas ao do passageiro.
O volante é aquele do Fox… Quer dizer, do Passat. Enfim, é o item padrão que a maioria dos carros da Volkswagen possui atualmente. Bons comandos para telefonia/áudio/computador de bordo/etc. Tem boa empunhadura e é de fácil regulagem.
A posição de dirigir é confortável e mesmo durante bons quilômetros, não nos sentidos cansados pela condução do Novo Tiguan 2012. Todos os comandos estão à disposição do condutor com acesso fácil. O controle de cruzeiro está na alavanca de seta e as borboletas da transmissão logo atrás do volante.
No painel, a tela sensível ao toque é bastante intuitiva e facilita as operações no navegador RNS 315, que funciona muito bem, inclusive em estradas secundárias. No entanto, em alguns momentos ele mostrou destino incorreto.
O porta-luvas tem bom espaço, e há práticos porta-trecos e copos/garrafas, além do compartimento sob o apoio de braço central que possui conexão para iPod. O Novo Tiguan 2012 ainda dispõe de Bluetooth de série. O teto solar panorâmico também é um item apreciável (embora opcional) ainda mais quando se está totalmente aberto. Um ambiente mais iluminado e arejado sem dúvida é muito bom.
O espaço no compartimento traseiro é bom, podendo acomodar de forma razoável três adultos, embora o preferencial seja mesmo dois adultos e no máximo uma criança. O porta-malas tem espaço interno condizente com o tamanho do veículo e de fácil acesso.
A VW gastou mais para introduzir novos sistemas eletrônicos visando maior proteção dos ocupantes no Novo Tiguan 2012. Auto-hold, luz auxiliar em manobras, Park Assist II com novas funções (estacionar em vaga transversal e saída de vaga paralela, agora em menor espaço entre os veículos), além de Kessy, ABS, ASR, MSR, EDS, ESP, seis airbags, sensor de estacionamento, sensor de chuva e crepuscular, entre outros.
Ao volante
Com o Kessy, é só apertar o botão de partida no console pressionando o pedal de freio, que começa o trabalho do bom 2.0 TSI com 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm a apenas 1.800 rpm.
A transmissão automática de seis marchas possui engates suaves, mas não como o DSG. Aliás, as respostas do 2.0 TSI foram lentas em algumas ocasiões, o que podemos atribuir ao maior peso (ainda mais com 4-Motion) do veículo e pelo câmbio não ser o DSG, como nos Passat/Variant/Jetta 2012.
Mas com o modo Sport é melhor de se aproveitar mais o força do 2.0 TSI. O Novo Tiguan 2012 é confortável ao dirigir, oferecendo bom isolamento acústico e desempenho na estrada condizente com a proposta.
A direção é leve e responde rapidamente às mudanças rápidas de direção. Os freios atuam de forma progressiva e mantém o Novo Tiguan 2012 totalmente nas mãos do condutor.
No asfalto, a suspensão é bastante confortável, absorvendo a maior parte dos impactos decorrentes de buracos, lombadas mais sinalizadas e defeitos do piso.
O Novo Tiguan 2012 tem suspensão traseira independente, o que ajuda no maior conforto e comportamento dinâmico, além da própria tração 4-Motion, que garante mais estabilidade e segurança nas curvas.
Depois do longo trecho de asfalto, encaramos uma boa estrada de terra, com direito a muita poeira, pedras, areia fofa e depressões de tirar o fôlego de alguns ocupantes… Neste trecho pudemos observar o bom trabalho da tração 4-Motion, sempre distribuindo força às rodas de acordo com nossas exigências.
Devemos lembrar que o Novo Tiguan 2012 agora possui torque vetorial no eixo dianteiro, onde cada roda pode receber muito mais força, contribuindo para melhor condução do veículo em pisos de baixa aderência.
A suspensão mostrou um bom trabalho, absorvendo muitos impactos da estrada de terra, contribuindo para maior conforto e segurança dos ocupantes. Em alguns momentos era como se estivéssemos em uma pista com calçamento.
Nas curvas com pouca aderência, a tração integral nos ajudou a manter o controle, mesmo em rápidas saídas de traseira. Embora os pneus sejam totalmente voltados para o asfalto, é possível andar com muita segurança e conforto em estradas de terra bem conservadas, como a que enfrentamos. A direção também agradou por suas respostas rápidas aos desvios sempre freqüentes quando se dirige em estradas de terra.
O ruído interno, no entanto, ficou bem mais elevado devido ao piso irregular e seus defeitos, embora isso não atrapalhe tanto a condução do Novo Tiguan 2012 neste ambiente, onde a atenção tem que ser redobrada.
Os freios também responderam a contento, mas sempre acionados de forma prudente, pois os pneus não são apropriados para um uso mais agressivo em terra. O 2.0 TSI trabalhou muito bem, garantindo sempre a força necessária para rápidas ultrapassagens, que foram necessárias no percurso rural do test drive.
Enfim, o Novo Tiguan 2012 se comportou bem no percurso rural, devendo garantir a diversão de quem de vez em quando gosta de pegar muita poeira ou lama para fugir do dia a dia e vice-versa, já que ele também foi agradável no asfalto.
O Novo Tiguan 2012 absorveu também parte do impacto do enorme buraco criado por Guido Mantega no mercado nacional, mantendo o preço num patamar onde alguns concorrentes ainda estão presentes (breve em menor número por causa do “IPI 30%”). O SUV alemão ainda oferece três anos de garantia total.












































Evento à convite da Volkswagen.