Mais de 40 carros confirmaram presença no evento, que reunirá proprietários de modelos Ferrari da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de outubro.
Uma caravana com 16 carros partirá do Chile, cruzando a Cordilheira dos Andes e chegando a Mendoza, de onde atravessarão toda a região central da Argentina até Buenos Aires.
Da capital argentina, cruzarão o Rio da Prata através dos navios da Buquebus, chegando em Colônia do Sacramento, de onde a carreata – já com carros oriundos de outras localidades – seguirá para Montevidéu e de lá para Punta del Este, Maldonado.
“Cruce de Los Andes”
De acordo com Santiago Lombardi, gerente comercial e de marketing da Ferrari para o Chile, “A ideia surgiu após o primeiro rali para fora do Chile no ano passado. O ‘Cruce de los Andes’ foi uma reunião de camaradagem que integrou a cultura e o turismo do Chile e da Argentina em uma jornada de 3.000 km.”
A partir daí, os organizadores ficaram animados com um possível evento continental, escolhendo para isso um balneário que se parecesse mais com Saint Tropez, sendo Punta del Este a opção mais interessante nesse caso.
A cidade é um dos lugares mais cobiçados do ponto de vista turístico na América do Sul e abriga o maior cassino da região sul das Américas, além de muitas praias e atrações para turistas de todo o mundo, recebendo até um milhão de pessoas na alta temporada.
Os participantes farão refeições em encontros nos restaurantes mais famosos de Montevidéu e Punta del Este, além de várias atividades em grupo. Apesar do número de carros não ser impressionante, o evento chama atenção por reunir carros da Ferrari que percorrem milhares de quilômetros em diversas condições de pista e clima, desde o frio extremo dos Andes até o calor do sul do Uruguai.
Guinness Book
No entanto, os maiores encontros envolvendo proprietários de carros da Ferrari ocorreram na Europa e Japão, sendo o do norte do continente europeu, realizado em 2012, o que entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, pois reuniu 964 carros no circuito britânico de Silverstone.
Anteriormente, o encontro de donos de Ferrari no Fuji Speedway, no Japão, reuniu nada menos que 490 carros em 2008. Um ano antes, 385 carros foram reunidos em Silverstone, Inglaterra.
A marca italiana, fundada para Enzo Ferrari, como escudeira de competição em 1939 e depois como fabricante de carros esportivos em 1947, reúne hoje milhares de clientes e milhões de fãs em todo mundo, tanto da equipe de F1 quanto dos carros de rua.
Com quase 3 mil empregados, a Ferrari tem hoje 80% de suas ações nas mãos da FCA e 20% com Piero Ferrari, filho de Enzo Ferrari. A marca do famoso “Cavalino Rampante” produz atualmente os modelos F12berlinetta, GTC4Lusso, GTC4lusso T, 488 GTB, 488 Spider, Califórnia T, LaFerrari, LaFerrari Aperta e F12tdf.
[Fonte: El Pais]
Agradecimentos ao Paulo Manfressoni.
A notícia Punta del Este receberá o primeiro encontro continental da Ferrari é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.