Notícias Automotivas - Carros - JAC J3: todos os detalhes do modelo que será lançado essa semana
O JAC J3 será apresentado à imprensa nesta sexta-feira, dia 11 de março. Tanto ele como a sua versão sedã, chamada de JAC J3 Turin, chegam com motor 1.4, que na verdade é 1.33. Apesar deste detalhe na motorização, o propulsor do chinês entrega bons 108 cavalos, bem mais do que os pouco mais de 80 de um Chery Face, que tem um motor 1.3.
A vantagem do motor do J3 – apesar de ele não ser Flex, o que acontecerá apenas em 2012 – é que ele tem comando variável de válvulas, o que lhe deixa bem econômico. O preço do J3 é de 37.900 reais, que aumenta para 38.890 se você escolher pintura metálica.
Seu pacote de equipamentos de série: ar-condicionado, trio elétrico com vidros elétricos também nas portas traseiras, direção hidráulica, rodas de liga leve de 15 polegadas, freios ABS e airbag duplo. Nas concessionárias poderá ser instalado o acabamento em couro nos bancos, como acessório original.
A conversa da garantia de seis anos, que mencionamos há alguns dias aqui no NA, é uma oferta para quem comprar o carro até o dia 18 de março, que é a data da abertura oficial das concessionárias da JAC no Brasil. Se você comprar algum carro da JAC depois dessa data terá a garantia normal de três anos, que no segmento do J3 é oferecida por poucos modelos.
As revisões dos modelos da JAC serão feitas a cada 5.000 quilômetros, por conta das trocas de óleo e também porque a marca quer monitorar mais de perto o que irá acontecer com os primeiros carros vendidos no Brasil. Futuramente esse intervalo poderá mudar para o mais tradicional de 10.000 quilômetros. Mesmo assim a JAC diz que o valor total gasto até 60.000 quilômetros será menor do que o da concorrência, com suas revisões mais espaçadas.
Um outro ponto positivo do modelo é que sua suspensão traseira não usa eixo de torção, como todos os hatches de 30.000 a 40.000 reais, e sim um esquema dual-link, mais sofisticado e que apresenta melhores resultados no dia-a-dia.
A iluminação do painel do JAC J3 é azul e vermelha, como acontece em vários modelos da Volkswagen. A combinação de cores foi assim escolhida para ser algo que agradasse o brasileiro. E o porta-malas do modelo hatch leva 346 litros, mais do que o porta-malas de um Honda Civic.
Por outro lado, detalhes baratos que poderiam ser encontrados no JAC J3 foram deixados de lado, como regulagem de altura do cinto de segurança e também regulagem de altura do banco do motorista, algo muito apreciado por quem tem uma estatura não tão privilegiada.
No final das contas, o JAC J3 tem suas vantagens, mas elas não são assim tão grandes perante a concorrência. Custar 38.000 reais não é algo incrível, e também não fica muito longe de concorrentes diretos nacionais, que com os mesmos equipamentos custam 43.000 ou 44.000 reais.
O que o J3 terá mesmo de provar é se no dia-a-dia é tão bom ou até melhor que os modelos tradicionais, de quem ele ambiciona roubar a clientela.
OBS.: ao conversar com alguns profissionais da JAC, notamos que eles pronunciam o nome da marca como “djéc”, não “jac” como pensávamos.