Notícias Automotivas - Carros - Avaliação NA – Toyota Corolla 2012 (3) – Comportamento e consumo na cidade
Aqueles que conseguiam reclamar de uma certa morosidade no desempenho do Corolla 1.8 não terão muito mais assunto com essa versão 2.0. Quem tiver coragem de pagar 77.000 reais por um Corolla XEi (a julgar pelas vendas, muitos tem) será brindado com um desempenho bem interessante, mesmo com um câmbio automático de quatro marchas querendo – de vez em quando – atrapalhar.
O sedã tem boa disposição em qualquer faixa de rotação ou velocidade. Em certos momentos, até disposição demais, como por exemplo quando estamos em um cruzamento e quase paramos (estamos ali a 15, 20 km/h). Você dá uma olhada e confirma que não vem vindo ninguém, então pisa de leve para voltar à velocidade anterior. No caso do Corolla, sentimos um impulso forte para a frente, mas neste caso o culpado é o câmbio com a primeira bem curta. Ele não engata a segunda, e sim a primeira.
E aí, acabamos voltando a falar do câmbio… sim, ele tem um bom escalonamento, e consegue fazer certos milagres, mas infelizmente de vez em quando o motor grita bastante, coisa típica de câmbio automático de quatro marchas. O modelo merece um câmbio mais moderno. Mas, fazer o que, até mesmo em outros mercados mais desenvolvidos ele conta com câmbio de quatro marchas. Já as trocas através das borboletas atrás do volante são rápidas, quando estamos usando o modo S.
A suspensão é bem firme, até um pouco demais para quem gosta de conforto. Talvez um pneu mais alto, de perfil 60, ajudaria neste ponto. Mas para quem quer um carro bem esperto e que entregue uma condução divertida tanto na cidade quanto na estrada, está ótimo. Você consegue andar rápido sem maiores problemas, enfrentar curvas fechadas sem cantar pneu, sem maiores problemas, etc.
A suspensão dianteira do Corolla é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Já a traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora. Nada muito sofisticado, mas com um acerto bom.
As rodas são de 15 polegadas na versão XLi, com pneus 195/65, e de 16 polegadas em todas as outras versões, com pneus 205/55. Mas quem andou na versão XLi diz que os pneus um pouco mais finos não atrapalham em nada.
Ou seja, o comportamento da suspensão do Corolla 2012 continua o que já era nas versões anteriores, muito bom, só um pouco mais duro do que estávamos acostumados. O consumo na cidade foi de 7,8 km/l com gasolina e 5,1 km/l com álcool, lembrando que os percursos são pequenos, então este consumo acaba sendo maior do que normalmente se verá por aí. Mas que mesmo assim o consumo é alto, sem dúvida é, especialmente com álcool.
