Notícias Automotivas - Carros - Renault anuncia novo presidente para a divisão brasileira
A Renault do Brasil anunciou nesta última quinta-feira mudanças na sua presidência da divisão brasileira. O atual presidente, Jean-Michel Jalinier, “cederá o trono” a Olivier Murguet. Jalinier irá cumprir um mandatório e passará a comandar a Renault Sport F1, chefiada atualmente por Bernard Rey.
As mudanças de cargo dentro da Renault deverão ocorrer no dia 1º de janeiro de 2012. Jean-Michel Jalinier se reportará a Carlos Ghosn, presidente do Grupo Renault.
Olivier Murguet, nasceu em 7 de março de 1966, e foi diplomado pela Escola Superior de Comércio de Paris e pela London Business School. Em 1990, começa sua carreira na Renault em Portugal, como controlador de gestão.
Em 1996, Murguet foi nomeado Diretor de Vendas e Rede na Renault Comercial do Brasil, onde permaneceu até meados de 1999, quando voltou para Paris, na função de Diretor Regional Rede Paris Ilê-de-France e depois Diretor de Rede França.
A partir daí, o atual executivo exerceu sucessivamente as funções de Diretor Geral da Renault Polônia, Diretor Geral da filial comercial da Renault Espanha e Diretor Geral da Renault México. Em 2010 tornou-se Diretor Comercial da Região Américas.
Já Jalinier, 58 anos, nascido em Paris, comandou duas fábricas da Renault. O parisiense também já foi diretor da General Motors para o desenvolvimento de utilitários. Em 1996, assumiu a Direção de Cooperação com a General Motors e a Direção do Projeto Trafic na Direção de Veículos Utilitários. Em 2003, tornou-se Diretor Geral da Renault na Rússia e em 2009, assumiu a Presidência da Renault do Brasil.
