Embora a Toyota não tenha problemas com vendas de carros que não sejam crossovers e SUVs no mercado nacional e muito menos internacional, a marca japonesa está com olhos bem grandes voltados para esses segmentos no Brasil.
De acordo com o jornalista Fernando Calmon, a empresa pretende lançar dois produtos dessas categorias no mercado brasileiro, utilizando para isso as plataformas de Etios e Yaris.
O primeiro seria mais um crossover/SUV e então podemos imagina-lo como um carro com cerca de 4 m ou pouco mais. Mais focado na cidade, ele teria uma faixa de preço mais acessível e seria um substituto ao extinto Etios Cross.
O conceito DN-Trec (foto abaixo) da Daihatsu parecia cair como uma luva no Brasil, mas o conhecimento da nova estratégia da marca nipônica muda completamente a ideia desse produto como um Toyota, como supôs a diretoria da empresa por aqui.
Isso fica evidente quando se observa o que anda acontecendo na Índia, onde Suzuki – através da Maruti – e a Toyota simplesmente estão mesclando suas linhas de produto, o que naturalmente corta por terra desenvolvimentos próprios por parte da gigante.
Então, um crossover a partir do Etios pode ser um desenvolvimento bem localizado no Mercosul, mas não um SUV compacto derivado do Yaris.
Nesse caso, faz mais sentido globalizar, visto que o modelo tem boa presença no Sudeste Asiático, onde o único utilitário esportivo da Toyota num patamar de preço mais acessível é o Rush, algo além do que se espera de um SUV compacto com pegada mais urbana.
O futuro desenvolvimento do conceito FT-4X poderia chegar também como um anti-Renegade e até servir como um rival para o Compass. Falando nisso, o estranho RAV4 atual deve chegar também.
O SUV SW4 receberá atualização visual junto com a picape Hilux, já que ambos são associados, além de facelift para o discreto Camry e para o compacto Etios, que deve se manter como opção acessível ao Yaris.
Nessa atualização, pode ser que ambos venham apenas com motor 1.3 (incluindo o sedã), mantendo um preço mais acessível. A partir de 2021 é esperada uma atualização do Yaris.
Mas de todos, a sensação será mesmo o próximo Corolla, que chegará com uma opção Hybrid – se de fato não chegar completamente híbrido – com o novo motor Dynamic Force 2.0 e talvez até 178 cavalos como no exterior.
O best seller da marca não terá a versão hatch, vista no exterior como Auris ou Corolla Sport (foto acima), seguindo apenas como um sedã por aqui. Pena mesmo será a ausência do C-HR, que supostamente anda testando a motorização híbrida flex do Corolla.
[Fonte: Fernando Calmon/UOL]
© Noticias Automotivas. A notícia Toyota quer lançar 2 SUVs com base de Etios e Yaris no Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.