O chamado “baby Jeep” está no radar da marca americana, mas não será mais como imaginávamos. Pelo menos é o que conta a revista inglesa Auto Express, que consultou fontes da FCA que garantiram a chegada do pequenino SUV para o ano de 2022, posicionando-se abaixo do Renegade.
Comenta-se que o projeto será de um SUV abaixo de 4 metros, o que permite ao mesmo obter vantagens fiscais na Índia, mercado que a Jeep está entrando com força e que promete muito, ainda mais com a saída da Fiat e ausência total de presença da FCA nesse segmento.
Até aí, tudo bem, pois a programação para um Jeep pequeno e popular já vem de muito tempo e era questão de tempo. Porém, o que muda agora é a base para o projeto. O que se sabia do novo produto era que teria uma plataforma compacta já usada em outros carros, sendo que o Panda 4×4 era o maior suspeito de fornecer isso.
Contudo, a fusão entre PSA e FCA parece ter jogado uma pá de cal sobre a ideia de usar uma base da Fiat, já que a revelação atual fala que o pequeno da Jeep terá a plataforma modular CMP dos franceses. Essa é a primeira vez que um produto específico da união é revelado e ele deve ter entre eixos do futuro Peugeot 1008, algo em torno de 2,54 m.
A CMP permitirá que o jipinho seja também o primeiro elétrico puro da marca, uma vez que essa base não contempla hibridização. Ainda assim, versões a gasolina e diesel deverão existir. A Jeep fala oficialmente que o modelo terá foco misto, tanto no off road quanto no dia a dia urbano.
Essa versatilidade permitirá que o mesmo atinja clientes diferentes. Os ingleses apostam que o estilo retrô de Renegade e Wrangler será influência sobre o pequenino, que deverá ser feito tanto na Índia quanto na Europa ou China. Brasil? Aqui e no país vizinho teremos linhas de montagem da CMP.
Como a Jeep é forte por aqui, um irmãozinho franco-americano faria bem abaixo do Renegade. A única questão é a Fiat, mas a FCA deve ter chegado à conclusão de que somar não é dividir (as vendas).
[Fonte: Auto Express]
© Noticias Automotivas. A notícia Pequenino da Jeep terá plataforma CMP da PSA, segundo revista inglesa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.