Notícias Automotivas - Carros - Fiat moderniza planta italiana que servirá de modelo para outras fábricas
Em meio à crise que assola a Itália e grande parte da Europa, a Fiat conclui a operação de modernização da fábrica de Pomigliano, de onde sai o Novo Panda 2012.
O novo processo produtivo tem alto nível de automação e possibilitou ampliar a produção de 150.000 para 270.000 carros por ano.
Antes fábrica da Alfa Romeo, Pomigliano agora servirá de modelo para outras fábricas da Fiat e Chrysler. Mirafiori na Itália, Sérvia, EUA e China, terão fábricas como este mesmo processo.
Brasil e Polônia não foram citados, sendo que reúnem dois grandes pólos produtivos da Fiat. O investimento de 800 milhões de euros garantiu empregos na Itália e uma trégua com os sindicatos e o governo local.
Mesmo assim, o Novo Panda 2012 deverá assumir o lugar da atual geração também em Tychy, na Polônia. O objetivo é expandir ao máximo sua produção para garantir bons resultados em 2012.
Sem esperança de grandes lançamentos nos próximos dois anos na Europa, a Fiat aponta sua salvação para os EUA, onde a Chrysler inicia a partir de janeiro um novo plano estratégico com lançamentos fundamentais, como o Dodge Dart.
Antes a Fiat foi ao socorro de uma Chrysler falida e mal paga. Agora é a vez de a Chrysler salvar a lavoura da Fiat, que mesmo com ajuda do Brasil, não tem como escapar da crise européia.
