Notícias Automotivas - Carros - Os carros que vendem sem propaganda
Apareceu vendeu. Isso é o que podemos dizer de qualquer produto que um determinado fabricante queira colocar no mercado e vender bem. Mesmo assim, existem algumas exceções, inclusive no segmento automotivo. Alguns fabricantes fazem campanhas publicitárias a nível nacional apenas para lançamentos importantes, como um novo modelo, por exemplo. O restante da linha, no entanto, fica dependendo unicamente das concessionárias para aparecer na mídia ou de ações regionais, como feirões e promoções de grupos de revendas.
Além disso, existem algumas marcas que sequer apresentam seus produtos a nível nacional, deixando as ações de vendas restritas a algumas concessionárias. Geralmente marcas menores ou de nicho. Modelos dessas marcas, ou são de luxo e amplamente conhecidos ou são de marcas novas, como as chinesas, onde alguns modelos ainda são totalmente desconhecidos do consumidor.
Mesmo assim, existem alguns modelos que sequer aparecem nas propagandas dos revendedores, que dirá a nível nacional. Estes, no entanto, conseguem bons números de vendas devido a sua fama e tempo de mercado. Com estes modelos, as montadoras praticamente já não gastam mais nenhum centavo em marketing e o retorno do investimento para seu desenvolvimento e produção já foram pagos muitos anos atrás. Ou seja, agora é só lucro.
Talvez o maior exemplo de veículo sem propaganda é a Volkswagen Kombi. O utilitário comercial alemão está a décadas no Brasil e sofreu poucas mudanças ao longo dos anos, mas nada muito profundo e que demandasse um investimento muito grande. Propaganda da Kombi só pode ser encontrada no máximo em anúncios de jornal, mas com preços promocionais, o que é muito raro. Propaganda mesmo só no site da Volkswagen.
Tal como as demais grandes montadoras do país, a VW investe muito pouco em alguns modelos como Polo, Parati, Gol G4 e Golf, por exemplo. Todos feitos no Brasil, já são bastante conhecidos e o papel de divulgá-los fica a cargo da rede de revendas, onde valores mensais de financiamento e preço, nessa ordem, são destacados. GM, Ford e Fiat também praticam isso para os modelos mais conhecidos, como Mille, Siena, Celta, Astra, Ka ou Courrier, por exemplo. A GM é a que menos gasta com marketing por carro, fato evidenciado pela agressiva ação de vendas de seus revendedores.
Já algumas procuram estar sempre na mídia e por isso gastam bem mais por carro para ampliar suas vendas. É aí que a Hyundai dispara na frente, gastando milhares de reais por carro para te-los em revistas, jornais, TV, internet, etc. Porém, existem aqueles modelos conhecidos que precisam de um empurrão nas vendas, quando a rede de concessionários já não dá mais conta de promovê-los ou estão ameaçados por novos lançamentos. Assim, modelos como Clio e Palio Fire, por exemplo, tiveram recentes campanhas publicitárias em rede nacional pelos motivos citados.
Mas entre automóveis e comerciais leves, é o segundo segmento que menos aparece na mídia, especialmente vans e furgões, já que direcionados para empresas, estas vão buscá-los onde realmente estão à venda, e depois de muita pesquisa e negociação. Geralmente modelos mais antigos e populares aparecem muito menos do que os mais novos, mas isso não significa que suas vendas estejam em baixa. Muitos conseguem até disputar a liderança de seus segmentos e até de mercado aparecendo muito pouco, tal como o Gol e a picape Strada, por exemplo.
Há também exceções para modelos mais recentes, como Novo Uno e Agile, por exemplo, que apareceram mais na época de lançamento e depois ficaram relegados a propaganda local. Mesmo assim, conseguem vender muito bem porque estão em várias localidades, tanto em concessionária como em loja multimarcas. Enfim, alguns não precisam aparecer para vender, já que sua popularidade é tão grande que eles praticamente “se vendem”. Prazos de pagamento e preço são os principais chamarizes para estes carros “populares” do mercado nacional. Alguns têm boa relação custo x benefício, outros, no entanto, contam apenas com robustez aparente e boa imagem criada pela marca.