Notícias Automotivas - Carros - Governo poderá dar redução de imposto para carros com motor flex mais econômico
De acordo com o site do jornal O Globo, o governo está estudando a redução do IPI para carros que tiverem os melhores motores Flex, ou seja, os mais econômicos. A iniciativa teria sido levada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem um grupo de estudo só para tratar do setor automotivo, e já estaria sendo discutida com as montadoras.
Os motores usados hoje no Brasil estão longe de se situar entre os mais eficientes do mundo. A maioria deles são motores de concepção antiga, que poderiam ser mais econômicos se uma mais recente tecnologia fosse aplicada. Só que esses motores modernos custam caro.
A idéia do governo é incentivar as fabricantes automotivas a renovarem os motores de seus modelos nacionais, tendo para isso incentivos. Com isso, os veículos Flex podem ficar mais competitivos, já que a maioria dos modelos que viram Flex acabam bebendo mais.
O diretor-técnico da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Antonio de Pádua, se queixou da falta de previsibilidade do setor e atribuiu à falta de transparência da política de reajuste da gasolina parte dos problemas enfrentados pelos produtores, que precisam absorver custos e perdem a competição com a combustível tradicional.
Ele afirmou ainda que uma nova política de incentivo pelo IPI para os carros com melhor desempenho pode aumentar as condições de competição do álcool com a gasolina e estimular a produção. Pádua disse ainda que transferir o etanol para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e tratá-lo como combustível é outra forma de desenvolver o mercado e dar previsibilidade aos investimentos.